WANDA REGINA.
PERFIL



Dançar e ensinar a dançar.

Ensinar sempre foi a minha vocação e tornou-se profissão. Sou bacharel em Historia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e Licenciada pela Faculdade de Pedagogia também da USP. Durante muitos dei aulas de História Geral e História da Arte. Sou também psicopedagoga pela Faculdade Dom Domenico do Guarujá.

Na efervescência cultural da cidade de São Paulo convivi durante muitos anos com artista de teatro, cinema, literatura, musica e dança. Essa foi a melhor das escolas. Participei e vivenciei grandes eventos, apresentações e jornadas artísticas. Sempre levei para a sala de aula o essencial e significativo de todas essas vivencias.

Mas a grande paixão sempre foi a dança. Dediquei-me durante muitos anos, quando morava em São Paulo, á prática de várias modalidades de dança: moderna, contemporânea, jazz, folclóricas latino-americanas, apresentando-me em eventos de vários grupos, entre eles os do SESC TRAIPÚ.

 

TRAJETÓRIA NA DANÇA DO VENTRE E DANÇA CIGANA

- A Dança do Ventre e a Dança Cigana entraram na minha vida a partir de 2001.

- De 2003 a 2006 participei do Grupo Níjme como aluna, adquirindo uma sólida bagagem de conhecimentos técnicos e artísticos.

- Em 2005 a bailarina e professora Níjme lançou um livro: “Ventre que Encanta”, com nomenclatura aprovada pela Mestra Samira Sâmia e informações importantes sobre Dança do Ventre. Tive a honra de participar do livro assinando a parte histórica.

-De 2007 a 2009 participei como parceira na aplicação do Método Níjme de Ensino de Dança do Ventre e Danças
Folclóricas Orientais, no meu Espaço de Dança Luz do Leste, em Peruíbe.

- Em 2007 fui para o Egito beber nas fontes originais: além de conhecer esse País fascinante assisti as apresentações de todas as grandes mestras egípcias e internacionais no Festival Ahlan Wa Sahlan - Raqia Hassan. Fiz aulas também com músicos egípcios, professoras do Grupo Folclórico Mahmoud Reda, com a mestra Nagwa Sultan entre outros.

- De 2001 para cá sucederam-se works e cursos de aperfeiçoamento em música árabe, dança do ventre, danças folclóricas árabes e dança cigana com professores nacionais e internacionais que especificarei num link para o meu currículo, que é para não ficar cansativo.

- Em abril deste ano de 2010 recebi o título de membro do Conselho Internacional de Dança da UNESCO - CID. Mister ALKIS RAFTIS, presidente do CID enviou-me as credenciais e um maravilhoso livro de sua autoria sobre a dança oriental atraves da arte. O honra do título traz também a responsabilidade de divulgar a dança na minha comunidade. Doce obrigação!


Atualmente a minha maior dedicação é dar aulas. Amo terminar uma aula em que não é necessário perguntar para as alunas se foi boa: está no rosto delas. Amo vê-las crescer em auto-estima, vigor físico, alegria.